Teatro: A Paixão de Cristo

Desde o início da Quaresma, no mês de Março, o Grupo Teatral Sacro iniciou a preparação para a segunda apresentação da peça “A Paixão de Cristo”, a ser realizada no dia 14 de Abril -sexta-feira santa- nas ruas do centro da cidade em proximidade com a Igreja Matriz.  A peça conta com cerca de 100 pessoas, dentre eles, elenco e produção; tem como diretor o licenciando em teatro Jean Paulo, e como produtor Ronaldo Barcelos. 


As primeiras reuniões foram com os responsáveis pela produção para se resolver questões burocráticas (organização do elenco, atores principais, gravações, cenários) tal como o modo de funcionamento de ensaios (que acontecem na madrugada devido ao movimento das ruas e tempo disponível do elenco), questões práticas, patrocínios, logística. 
Todos os grupos, pastorais, movimentos e paroquianos foram convidados à participar, desde que se dispusessem a participar e comprometer-se com o grupo para o bom funcionamento e excelente resultado.

Os ensaios começaram para valer após o carnaval, com as cenas e atores principais. Aproximando-se da Semana Santa, começaram-se os ensaios com todo o elenco, incluindo as pessoas que fazem o povo que julgou, condenou e pediam a morte de Jesus.  Às vésperas da apresentação, os ensaios tem ocorrido todos os dias, à meia noite e em maior número.  



No ensaio da noite passada (12), quarta-feira santa, o produtor e intérprete de Pôncio Pilatos, Ronaldo Barcelos, e a intérprete de Nossa Senhora, Manuela Assis, falaram um pouco dos sentimentos que os tomam ao se aproximarem da "Semana Maior" do Cristão, onde se doarão para que outros tenham uma experiência com o grande amor de Deus que deu seu Filho único em reparação de nossas culpas.

"Representar Maria é uma grande honra, mas, principalmente, uma grande responsabilidade. Ela que foi escolhida por Deus para ser a mãe do Seu Filho e com seu Sim abraçou a alegria da maternidade, mas também todas as dores de ser parte do plano salvífico do Pai. Espero conseguir passar para o público pelo menos uma parte de todo sofrimento de Maria ao acompanhar os últimos passos de seu Filho, sua crucificação e morte na cruz. É uma oportunidade para todos nós de renovarmos nosso amor a Nossa Senhora que sempre nos aponta o caminho para seu amado Filho." - disse-nos a nossa Maria, que pela primeira vez faz esse papel. 


Já o nosso Pilatos e responsável cenográfico, que pelo segundo ano consecutivo vive a responsabilidade de ambas funções, registrou:  "É sempre uma emoção nova mesmo estando pelo segundo ano nessas funções de desenvolver a cenografia  e também interpretar Pôncio Pilatos, que é uma figura importante dentro dessa história visto a sua posição diante do Império Romano. É um novo que vivemos em cada cena que vemos acontecer, que vamos presenciando até chegar o nosso momento, onde tomados realmente do personagem que precisamos trabalhar para que não permaneça em nós, porém, precisamos adentrar para passar com vivacidade a realidade necessária para que as pessoas tenham uma reflexão em cima do que é essa história, que é a maior da humanidade, que mesmo ocorrendo há mais de dois mil anos atrás, permanece tão viva, tão presente em nossas vidas." e acrescentou:  "Reviver a Paixão de Jesus Cristo nessa época de Semana Santa faz parte de todo o cristão, de todo o ser humano que ama, acompanha e aceita Jesus Cristo, porque é assim que cada um enxerga a imensidão do Amor dele por nós". 



Ensaios, customização de roupas, adereços, e tudo sendo agilizado com muito carinho para, daqui dois dias levarem ao público uma belíssima apresentação de realidade, emoção, amor e entrega. Início da peça às 21h com a Santa Ceia no fórum da cidade. 
Desde já gostariamos muito de agradecer aos patrocinadores desse evento, e desejar copiosas bênçãos sobre cada um. A paz do Senhor e Amor de Maria.


Att,
Pastoral da Comunicação. 

Comentários