Posse Canônica e Provisão dos Novos Sacerdotes


Neste último domingo, dia 17 de Fevereiro, aconteceu na Igreja Matriz, a Cerimônia de Posse Canônica do Pe. Maxwuell e a Provisão do Pe. João Paulo de Souza, novos sacerdotes da Paróquia São Fidélis de Sigmaringa.

A Celebração, presidida pelo Rev. Exc. Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, contou com a presença de dez sacerdotes que, apesar de ser domingo, compareçam a cidade poema para o novo empossamento. São eles: Pe. Maurício (pároco de Ururaí), Pe. Cristiano (Cidade Luz -Campos), Pe. Fagner (administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pádua), Pe. Vicente Osmar (pároco em Bom Jesus do Itabapoana, paróquia de onde vem o Padre João Paulo), Pe. Liomar (pároco da São João Batista em São João da Barra), Pe. Gidelvan (vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Pádua - onde o Pe. Maxwell passou alguns anos de seu ministério), Pe. Gaspar (Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis - paróquia pertencente a Administração Apostólica São João Maria Vianney) e seu vigário paroquial, Pe. João Batista, e o Pe. Walas Maciel (cerimoniário episcopal e pároco da Paróquia São Benedito, em Campos), além de diáconos permanentes, comunidades por onde os padres passaram e autoridades das cidades, tal como o Rev. Exc. Bispo da Administração Apostólica e fidelense nativo, Dom Fernando Aréas Rifan.



Como em toda cerimônia de posse, houve durante a Celebração Eucarística a leitura dos documentos que davam a posse de pároco ao Pe. Maxwuell e a Provisão de Vigário Paroquial ao Pe. João Paulo, a entrega das chaves da paróquia, do Sacrário Principal onde fica o Santíssimo Sacramento, a Cátedra, Confessionário e Pia Batismal, principais locais da Igreja que leva à distribuição dos Sacramentos ao povo!


No final da Santa Missa, foi dada a Palavra ao Secretário de Cultura de Pádua, que dirigiu algumas palavras em nome do prefeito ao, devidamente empossado, pároco de nossa comunidade, ao Diácono da Santo Antônio de Guarus, em agradecimento ao tempo que passara lá, e a comunidade de São Fidélis, representada pela Coordenação da Pastoral da Comunicação, que dirigiu, em nome de todos os membros da paróquia, aos novos padres, dando-os as boas vindas.


Segue o texto: 

Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Roberto Francisco, bispo diocesano de nossa diocese, Dom Fernando Rifan, padres aqui presentes, diáconos, autoridades e irmãos em Cristo: boa noite, graça e paz! 
Peço-vos licença para dirigir, em nome de nossa comunidade paroquial, ao nosso novo, agora devidamente empossado, pároco, Pe. Maxwell e ao vigário Pe. João Paulo algumas palavras.
Padres,
aprendemos na caminhada de fé que um padre novo que chega, é novamente Deus que vem se por em meio ao seu povo para socorre-lo em uma nova necessidade que surge.
Também aprendemos que dom é presente de Deus e devemos receber de coração aberto; e suas vidas consagradas e doadas para o Ministério da Igreja, em prol do outro, que hoje somos nós, trazem-os aqui, como dom, para esse novo tempo Pe. Maxwuell e, para o senhor, Pe João Paulo, para um recomeço  prometido.
Como que, para uma nova missão, Deus derrama uma nova unção, clamamos hoje sobre os senhores uma porção redobrada do Espírito Santo para cumprirem com fidelidade e fecundidade a missão confiada de guiar-nos e serem setas que nos apontam o Cristo! Queremos recebe-los neste tempo novo e de recomeços de braços abertos e mãos estendidas, para que, juntos, possamos somar. Por mais que o novo por vezes assuste e possa incomodar, desejamos  abraçá-los como abraçamos nossa fé, a nossa Igreja e abraçamos Jesus e o trazemos para nossas vidas. Mesmo Jesus que chega com os seus sacerdotes e é distribuído a nós a partir dos sacerdotes. Sejam bem-vindos à nossa casa, que durante esse tempo também será casa dos senhores! E que este possa ser um tempo feliz e fecundo. Nossa senhora, Mãe dos Sacerdotes, possa estar nos conduzindo e guardando.

Seus novos filhos,
Paróquia São Fidélis de Sigmaringa.


Comentários