PASCOM - Pastoral da Comunicação

“O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.”
 (Papa Francisco)


A comunicação é essencial em uma sociedade e, desde os primórdios da vida humana, ela vem se aprimorando. A partir do Concílio Vaticano II, a Igreja entende que comunicação e comunhão são sinônimos e compreende que seu desafio pastoral é de oferecer palavras de vida eterna que somente Jesus Cristo, santo de Deus, pode comunicar e da qual ela é legítima depositária. 

A Pascom está organizada em dioceses e paróquias de todos os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil, e tem como objetivo:

1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja;
6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )


Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e arcebispo de Diamantina (MG) no encontro nacional de comunicadores em 2017:  "Existimos para servir as outras pastorais da Igreja. Precisamos, cada vez mais, nos qualificarmos para ajudar as outras pastorais no enfrentamento do santo desafio de comunicar Jesus Cristo, com eficiência e fervor”, e para isso é nosso dever pastoral defender a fé Católica contra os ataques que lhe são feitos, promover a vida em âmbito geral, promover os valores morais e religiosos na família católica, publicar explicitamente o que está de acordo com o direito natural e com a doutrina católica, organização e trabalho em campanhas e abaixo-assinados em favor de posições católicas, e, para isso, os agentes pastorais mantém uma série de atividades, tais como:

1) Manter um web site em conformidade com a Igreja e realidade paroquial;
2) Reuniões de estudo diversas;
3) Trabalhar em conjunto com a Igreja promovendo a Inclusão Digital;
4) Organização de cursos e formação;
5) Informar, Atualizar, Anunciar e Formar a comunidade

Tendo compreendido o grande potencial da comunicação, por meio de suas inovações tecnológicas, disse-nos o saudoso Papa João Paulo II: “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está a unificar a humanidade, transformando-a como se costuma dizer na ‘aldeia global'. Os meios de comunicação social alcançam tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais” A PASCOM, por sua vez, tabalha em comunhão com as demais pastorais, grupos e movimentos da paróquia, a fim de difundir e defender o espírito cristão, além de formar, informar e fazer todos participantes, cada qual de sua maneira, da nossa fé e da vida paroquial e comunitária, que andam de mãos dadas. 
Não temos dúvidas de que o mundo precisa de fé fundamentada na  verdade que vem do Alto para que não se esvaia. Solidificada na máxima deixada por Cristo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”     (Ler Mais)


Att.
Pastoral da Comunicação
Contato: (22) 997076081 

Comentários