Acolhida do Padre Michael como Vigário Paroquial

A Santa Missa de Pentecostes das 19h em nossa Matriz foi ainda mais especial por um motivo que muito alegra a comunidade: a chegada do neo-sacerdote, padre Michael Bruno, assumindo o cargo de vigário paroquial.   

Ordenado no dia 13 de Maio, o Exc. Bispo diocesano, Dom Roberto Francisco, designou que ele iniciasse seus trabalhos como sacerdote da Igreja em nossa comunidade, auxiliando o pároco, padre Wallace Azevedo, no exercício de Evangelização do povo fidelense.


No tempo de seu diaconato transitório, que também foi exercido na nossa comunidade, o padre Michael já vinha fazendo um belo trabalho ao lado do padre Wallace, e compartilhou com a comunidade parte de sua história, experiências e chamado vocacional em suas homilias, programas na rádio e palestras, ao falar do grande amor de Deus que escolhe por misericórdia e compaixão os seus servos para serem representantes e testemunhas vivas de tudo que Ele é capaz de realizar na vida de quem escolhe segui-Lo.

Sendo assim, um grupo de jovens se uniu e tomou parte dessa história vocacional para devolvê-lo, a partir de uma pequena e singela homenagem, em sinal de agradecimento pelo seu sim, acolhimento de volta (agora como sacerdote) e alegria, em saber que aqui será o início do seu ser padre.



A homenagem iniciou com o dia 12 de Maio, onde um dia antes da ordenação, ele fazia uma retrospectiva de sua vida vocacional. 

1 - A lembrança de onde tudo começou: Igreja Nossa Senhora da Penha, onde recebeu os seus sacramentos, exerceu sua fé cristã, sentiu o chamado em seu coração e recebeu o primeiro convite de um padre para entrar no seminário. Representado por Nossa Senhora da Penha, que sempre foi seu sustento e sua intercessora, a quem ele tem uma forte devoção e que acreditamos que "preparou cuidadosamente todo o caminho que Ele percorria"



2 - Seu Chamado desde criança que o pôs sempre a servir: ele brincando de celebrar Santa Missa, ajudando como coroinha e, mais tarde, como acólito.


Depois desses momentos, foi encenado parte de sua vida jovem, onde ele entrou para a faculdade, fez uma experiência de namoro, terminou para entrar no seminário, deu a notícia a familia, despediu-se deles e do Grupo Jovem da qual que fazia parte;  a entrada para o seminário, os estudos dentro do seminário e a aprovação, que o levou à capela do Santíssimo para agradecer. 


Encerrada a retrospectiva, foi momento da  sua ordenação sacerdotal.
Ele, conduzido pela Virgem Maria no dia em que se comemorou o centenário de Suas Aparições, foi levado à apresentação ao Bispo Diocesano, o "mestre de cerimônias das Bodas de Caná" (tema de seu lema sacerdotal), para receber a partir da oração consecratória e unção das mãos, o sacramento da Ordem. Também foi representado a mudança da estola diaconal, que foi retirada pelo padre Wallace, que foi padrinho de ordenação do padre Michael e os laços que os pais desamarram, que foi tirada pela própria mãe do nosso vigário, como no dia da ordenação. 


 Após a encenação, o jovem buscou pela mão o padre Michael, e levou-o para ser recebido por toda a comunidade, sendo representada por uma pessoa de cada grupo e pastoral da paróquia, que fizeram o mesmo rito que os padres fazem ao receber um novo sacerdote no presbitério e entregou-lhe uma rosa, que depois foi ofertado a Nossa Senhora. 


Segue o vídeo de parte da apresentação:


Os paroquianos desejam um sacerdócio fiel, feliz e fecundo para os nossos padres, e se colocam a disposição para ajudá-los no trabalho de Evangelização. O nosso desejo é que que junto ao nosso pároco, nosso vigário possa desempenhar a missão de apascentar o rebando do Senhor sobre a direção do Espírito Santo, complementando e fortalecendo com seu sim todo o trabalho que os senhores já vem realizando. E que configurados à Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, sempre haja gás para ir e nos levarem além, fazendo sempre “Tudo o que Ele vos disser”.




Att.
Pastoral da Comunicação. 




Comentários